Formação de Agentes Socioambientais Comunitários

    Setor Privado

    15/08/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    A formação de Agentes Socioambientais Comunitários (ASAC) é uma atividade que tem por objetivo: - Formar e capacitar agentes socioambientais para atuarem como multiplicadores na conscientização e proteção ambiental em parceria com a comunidade, organizações não governamentais, órgãos públicos e instituições de ensino; - Capacitar o cidadão para atuar na comunidade, planejando e implementando projetos e ações socioambientais de forma coletiva, a fim de contribuir para a resolução dos problemas locais e na indução de mudanças nas realidades socioambientais e econômicas; - Ampliar a consciência e o conhecimento no que diz respeito à sustentabilidade e suas implicações.

    O que motivou a iniciativa

    A Comunidade de Paraisópolis além de apresentar um cotidiano de superposição de problemas sociais, tais como desemprego, violência, gravidez na adolescência, analfabetismo, baixo nível de escolaridade, deficiência de acesso às atividades culturais e recreativas, Paraisópolis apresenta sérios problemas de infraestrutura urbana, transporte público, habitação e saneamento básico, em que este último tem seu agravemento pela problemática do gerenciamento dos resíduos sólidos (GRS). Neste aspecto específico do GRS, vários são os fatores que motivaram a iniciativa, dentre eles: - Baixa conscientização ambiental e de cidadania; - O gerenciamento de resíduos sólidos é inadequado; - Desconhecimento da associação do problema do lixo com a saúde pública; - A educação ambiental é insuficiente; - A coleta seletiva é praticamente inexistente; - Excesso de lixo nas ruas e vielas além da existência de vários “pontos viciados de lixo”.

    Principais resultados

    Elaboração do projeto "Paraisópolis + Limpa". O Projeto Paraisópolis + Limpa nasceu da ideia de conceber um modelo de comunidade sustentável a partir da gestão dos RS. Com base nas dimensões que abrangem sustentabilidade social, econômica e ambiental, ações serão desenvolvidas junto à comunidade, considerando todas as medidas envolvidas no enfretamento do gerenciamento dos resíduos sólidos (GRS), desde a geração, segregação, coleta, tratamento, até a destinação final, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). O objetivo geral deste projeto é melhorar a qualidade de vida da população no que diz respeito aos impactos socioambientais causados pelo lixo, por meio da educação e da conscientização, adequando a gestão dos resíduos sólidos da comunidade de Paraisópolis, sob um novo olhar que valorize o espaço, as pessoas e o meio ambiente.

    Desafios Enfretados

    - Baixo nível educacional formal dos ASAC; - Pouco conhecimento sobre educação ambiental antes da formação dos ASAC; - Dificuldade no apoio na implantação das metas do projeto.

    Lições aprendidas

    - Conhecer bem a realidade local, por meio de diagnóstico e mapeamento, antes de definir as ações a serem implantadas; - Fazer uma pesquisa com a população local para conhecer suas aspirações e conseguir atender de forma mais direta as demandas da mesma.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Ecoação Gestão ambiental e sustentabilidade ltda
    CNPJ
    03612222000153
    Endereço
    Rua Janduatuba, 630 cj 631 B
    Equipe Técnica
    Adriana Jazzar Adriana Barros Emerson Bronze
    Instituições Parceiras
    Instituto Escola do Povo

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Limpeza Urbana
    Público em Geral
    Serviços de Saúde

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas